História Da Educação À Distância No Brasil

A modalidade de educação à distância no Brasil vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente nos cursos de graduação à distância.

Mas a educação à distância é bem mais antiga do que a educação à distância como temos hoje que basicamente opera tudo pelo computador.

Permeada por muito preconceito desde o seu nascimento no modelo de educação à distância por correspondência, na verdade a educação à distância pode ter a mesma qualidade de um curso tradicional lecionado presencialmente.

Para que entendamos como este processo pode ser eficaz acho interessante recorrermos este caminho nos seguintes temas:

  • Como surge a educação à distância no Brasil?;
  • Modelos de educação à distância: passado e presente;
  • Desafios da educação à distância no Brasil.

No final do texto vou deixar alguns hiperlinks, estes textos em azul que você acessar outros textos, já que esta é uma das ferramentas que utilizamos na educação à distância, mas nem sempre foi assim, por isto, vamos à leitura!

Curiosidade: Você sabe o que é ensino híbrido? Entenda como funciona essa metodologia: https://vaidebolsa.com.br/ensino-hibrido/

Como Surge A Educação À Distância No Brasil?

Para apresentarmos aqui como surge a educação à distância no Brasil como é hoje, preparamos uma linha histórica para entendermos a evolução deste modelo de educação:

  • Em 1904 um anúncio do Jornal do Brasil oferece curso de datilografia por correspondências e é a primeira prova deste tipo de ensino no nosso país;
  • Em 1923, é criada uma rádio no Rio de Janeiro para cursos de idiomas e alguns outros cursos;
Educação à distância
  • Entre os anos de 1934 e 1941 se expandem os centros de educação que trabalham por correspondência.
  • De 1941 a 1961, os alunos recebiam as apostilas e podiam conferir suas atividades através da rádio Universidade do Ar, que apesar do nome não era uma universidade e sim cursos técnicos;
  • O ensino à distância vai se ampliando através das correspondências e já envolve setores público e privado;
  • Em 1974, a correspondência vai começando a perder mercado com a chegada dos telecursos que eram vídeos explicativos, parecidos com nosso modelo de hoje, mas vendidos em fita para vídeo cassete ou podendo ser acessado em alguns canais;
  • A educação à distância só vem a ser regulamentada em 1996 para os cursos de graduação, por isto muitos consideram este o ano que começamos e não 1979 quando a Universidade de Brasília traz o primeiro curso de graduação à distância, as aulas eram publicadas em jornais e revistas;
  • A partir dos anos 2000 estes cursos foram se ampliando através do acesso à internet praticamente extinguido as outras formas de ensino à distância, tanto para os cursos de graduação quanto para as formações técnicas ou idiomas.

Saiba quais são as vantagens e desvantagens de fazer um curso EAD: https://vaidebolsa.com.br/vantagens-e-desvantagens-ead/

Modelos De Educação À Distância: Passado E Presente

Os modelos, ou melhor dito, as metodologias que foram utilizadas no passado são praticamente as mesmas no Brasil e no resto do mundo.

Primeiro tivemos as publicações em jornais e circulações de anúncios para envio de material didático por correspondência.

O passo seguinte foram os áudios em que professores explicam conteúdos sobre as matérias dos cursos e também resolviam exercícios e eram difundidos através de rádios dos centros educativos.

O rádio foi substituído pela televisão com as vídeo aulas, mas basicamente estas aulas explicavam as mesmas coisas só que tinham a vantagem do recurso visual para usar exemplos e atividades.

Educação à distância

Estas vídeo aulas têm o mesmo formato que usamos hoje, mas com a internet as mudanças não pararam aí, os materiais já não são enviados por correspondência  e todo o suporte pode ser estabelecido através de chats com professores e outros alunos, ou seja, trouxe a interação à educação à distância.

Mas os avanços não devem parar por aí, hoje já há possibilidade de aulas via streaming que apesar da desvantagem de que necessita ter um horário para que alunos e professor estão simultaneamente on-line tem a grande vantagem de poder realizar debates entre eles.

E com as novas tecnologias isto não deve parar por aí, esperemos as inovações…

Desafios Da Educação À Distância No Brasil

Normalmente quem escolhe um curso de graduação à distância é porque necessita otimizar o tempo e o custo e por ser um público que trabalha e tem menos recursos na sua maioria, poucas universidades tem investido na graduação à distância de excelência e este é um dos maiores desafios que temos pela frente.

Para que o mercado de trabalho, as pessoas e a sociedade se desenvolvam plenamente estes cursos têm que enfocar na qualidade e serem oferecidos por universidades renomadas.

Mas este passo não é tão simples, estas universidades tem trazido cursos livres e algumas disciplinas para cursar à distância, mas é necessário mais que isto, é necessário implementar uma grade curricular tão abrangente e com corpo docente com a mesma qualidade que na universidade presencial.

Links Para Conhecer Mais Sobre A História Da Educação À Distância

Nos despedimos esperando os próximos avanços na educação à distância.

Written by Gazebo Flowers